UPA-GV é inaugurada e atenderá mais de 400 pacientes por dia

Foi inaugurada hoje a primeira Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) de Governador Valadares. A UPA foi construída anexa ao Hospital Bom Samaritano, na Vila Isa, e funcionará 24horas por dia. A solenidade de inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Secretário de Estado da Saúde, Fausto Santos, além de autoridades locais.

Presente no evento, o deputado federal Leonardo Quintão, disse estar impressionado com toda estrutura física e corpo clínico montados para o funcionamento da UPA e afirmou não ter dúvidas do quanto à saúde do município irá melhorar. Para construção da unidade, o deputado conseguiu recursos financeiros no valor de R$ 2 milhões via Estado. “Esta é uma unidade de porte III, isso significa que é a UPA mais completa e poderá atender casos de baixa e até média complexidade. A localização dela está em ponto estratégico da cidade e irá desafogar muito a demanda do Hospital Municipal”.

A UPA tem capacidade de atender até 450 pessoas/dia e oferecerá atendimento médico nas áreas de clínica geral, pediatria, pequenas cirurgias e ortopedia, laboratório próprio para realização de exames, raio X e eletrocardiografia, além de 18 leitos e 6 consultórios médicos.

Esta unidade de atendimento é uma parceria com o Hospital Samaritano, que fará a gestão conforme estabelecido em convênio e contrato de gestão. A equipe de funcionários que trabalharão na UPA já foi selecionada, bem como a equipe de médicos plantonistas. Foram investidos na construção e em equipamentos, aproximadamente R$ 7,5 milhões, recursos do Governo do Estado, Governo Federal e Hospital Samaritano. (com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de GV)

.