TSE lança E-título como alternativa ao documento impresso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está disponibilizando uma tecnologia em versão digital do título de eleitor. O E-título eleitoral será uma nova ferramenta por meio de aplicativo que poderá ser acessada do seu smartphone ou tablet.

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo do E-título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível na App Store e no Google Play. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome dos pais e a data de nascimento, o título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

O título terá a foto do eleitor para quem tiver feito seu cadastro biométrico, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização serão algumas das novidades que ficarão disponíveis para o eleitor.

O E-título surge como uma iniciativa sustentável, sendo uma alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, trazendo impactos financeiros positivos.  Será perceptível a economia a redução dos custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos, o consumo de energia, dentre outros.

Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor, haverá também uma diminuição da necessidade de deslocamentos até o cartório eleitoral garantindo praticidade para a população.

“Essa iniciativa é um projeto sustentável da Justiça Eleitoral, além de reduzir o gasto de papel e impressão do título é uma inovação que será referência mundial em tecnologia eleitoral” Comenta Leonardo Quintão.