Mulheres a partir dos 40 anos terão mamografia custeada pelo SUS

Mulheres com idade a partir dos 40 anos terão assegurado o direito de realizar o exame de mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS).  Um projeto aprovado na Câmara dos Deputados suspendeu parcialmente a Portaria 1.253/12, do Ministério da Saúde que autorizava o SUS a custear a mamografia somente para mulheres com mais de 50 anos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam um índice de 10,7% (8.844) de mortes por câncer de mama entre mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos em relação ao total de mulheres que tiveram óbito por essa doença em 2011.

A matéria ainda será votada pelo Senado, mas não deve sofrer objeções, uma vez que a portaria do Ministério é contrária à Lei 11.664/08 que, em seu artigo 2º, estabelece a realização de exame mamográfico por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

O deputado federal Leonardo Quintão reforça a importância da votação rápida dessa matéria pelo Senado. “Esse exame é altamente eficiente no diagnóstico do câncer de mama, e o quanto antes ele for realizado, mais chances as mulheres terão de cura”. Ainda de acordo com o deputado a lei seguiu dados técnicos da Organização Mundial de Saúde para obrigar a idade mínima de 40 anos para mamografias e não poderia ter sido desrespeitada por uma resolução.