Mais praticidade e acesso: Pacientes do SUS terão aplicativo de celular exclusivo.

A versão digital do cartão do SUS já está disponível para download aos usuários com sistema Android. A novidade foi lançada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de tornar disponível informações sobre a saúde do paciente, como controle de diabetes e hipertensão, tipo sanguíneo e uso de medicamentos, agendamentos de consultas, histórico de vacinação, além do App valer tanto quanto o cartão físico, pois é registrado o número do Cartão Nacional de Saúde.

Ao fazer o download o paciente informa se já possui acesso ao Sistema Único de Saúde, preenche seu CPF, email e data de nascimento. Além de facilitar o acesso dos pacientes às informações, o aplicativo também pretende trazer economia aos cofres públicos que chega a gastar R$ 4 milhões na compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão. Um custo benefício tanto para o governo quanto para o cidadão.

Por enquanto o programa não tem versão para iPhone, mas a previsão é de que em novembro ele já esteja disponível na Apple Store. De acordo com o órgão, o aplicativo passará por atualizações nos próximos meses o que ampliará a oferta de serviços disponíveis através da ferramenta, como a busca de serviços de saúde com auxílio de mapas e solicitar marcação de consultas através do aplicativo.

É importante lembrar que as unidades de saúde da rede pública devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão. Caso o paciente não tiver o cartão (digital ou plástico ou número), o registro pode ser feito no momento do atendimento.

Baixe o aplicativo através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital