Governo libera último lote do IR – saiba o que fazer se ficou na malha fina

A Receita Federal liberou as consultas ao último lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).  Se você ainda não recebeu a restituição e não está em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente na malha fina do Leão.

Para verificar sua situação agora está mais prático, você pode acessar o extrato do imposto de renda através do código de acesso gerado na própria página da Receita Federal pelo link goo.gl/SgMQpT, ou pelo certificado digital emitido por alguma autoridade habilitada.

O contribuinte poderá fazer a consulta prévia através do site informado acima, pelo telefone 146 ou através dos aplicativos para tablet e smartphones disponibilizados pela RF.

Quando o contribuinte entra na malha fina, as declarações ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. Após verificar quais inconsistências foram encontradas na declaração, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for esclarecida, o contribuinte sai da malha fina, e se tiver direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.