Deputado Leonardo Quintão recebe homenagem do Hospital São Francisco de Assis

 

Destaque entre os deputados federais que mais enviou emendas parlamentares para os hospitais que atendem o SUS no Estado, o deputado federal Leonardo Quintão foi homenageado pela Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), de Belo Horizonte. 

O deputado está entre os que mais contribuíram com o Hospital que é referência em Ortopedia, sendo o maior de Minas neste serviço e o segundo no Brasil. Só este ano foram cerca de 8 mil cirurgias ortopédicas realizadas. 

Com o valor de R$ 256 mil de emenda do deputado, a instituição adquiriu uma torre de vídeo usada em cirurgias urológicas, além de outros equipamentos necessários para a melhoria do atendimento a população.  

Com um mandato focado na Saúde, além de contribuir com o São Francisco de Assis, o deputado Leonardo Quintão já enviou R$ 16 milhões em emendas para os outros hospitais do SUS de Minas Gerais, como o João XXIII, Baleia, Santa Casa, Evangélico, Júlia Kubistcheck, dentre outros. “Sabemos que há muitos problemas na infraestrutura dos municípios, na educação, mas é preciso priorizar a Saúde; esta não pode esperar”. “Sinto-me honrado e agradecido por poder contribuir com todos esses hospitais que atendem pacientes de todos os municípios do Estado”, acrescentou o deputado.  

O Superintendente Geral da Instituição, Dr. Helder Yankous, destacou que “as indicações de Emendas Parlamentares foram essenciais para a reforma do CTI, setores de hemodiálise e nefrologia, beneficiando diretamente os nossos pacientes e colaboradores”.  

Para o Superintendente Jurídico, Roberto Otto, as destinações das Emendas Parlamentares são fundamentais para sustentabilidade da Fundação e amenizar o déficit do financiamento do SUS.  

 

 

 

Hospital  

 

Desde que foi recuperado em 2010, o Hospital São Francisco de Assis tem prestado importantes serviços pelo SUS na Alta Complexidade de Ortopedia, cirurgia geral, oncologia, nefrologia, neurocirurgia, cardiologia, clínica geral e CTI.  

São 234 leitos na unidade do bairro Concórdia e outros 110 no bairro Santa Lúcia para atender os pacientes da Capital e de outros municípios como Pedro Leopoldo, Vespasiano, Lagoa Santa, Santa Luzia, Sabará, Caeté, Nova Lima, Ibirité, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves.  

O hospital também é referência na Oncologia com mais de 1.500 pacientes em tratamento, sendo que em 2016, foram mais de 90 mil procedimentos de radioterapia, quase 14 mil de quimioterapia e cerca de 1.000 braquiterapia.