Slide background
   

Nova lei obriga avisos sobre a presença de lactose nos produtos

Home / Notícias / Leonardo Quintão na Câmara / Nova lei obriga avisos sobre a presença de lactose nos produtos

Já está em vigor a nova lei que determina a inclusão de avisos nos rótulos dos produtos que contenham lactose. O texto, aprovado em março do ano passado no Plenário da Câmara dos Deputados, ainda exige que seja informado o teor da substância, ainda que em quantidade residual.

A norma também estabelece que “rótulos de alimentos cujo teor original de lactose tenha sido alterado, deverão indicar seu teor remanescente”. É o caso, por exemplo, dos alimentos lácteos com teor de lactose reduzido por meio da aplicação da enzima lactase durante o processo de fabricação. Já os detalhes para a rotulagem estão sendo definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recebeu mais de 400 sugestões da indústria e dos consumidores no período de consultas.

O deputado federal Leonardo Quintão explica que o alto número de brasileiros com intolerância à lactose, justifica a medida. “A falta de informação nos rótulos faz com que as pessoas estejam ingerindo algum tipo de bebida, alimento industrializado ou medicamento que contenha essa substância e não sabem disso, o que leva a alergias e até problemas mais sérios”. “Assim como há uma legislação para produtos que contêm glúten, precisávamos dessa regulamentação”, acrescentou.

Após lei sancionada, as indústrias tiveram um prazo de 180 dias para se adaptar à nova regra. Estima-se que hoje cerca de 40 % dos brasileiros têm intolerância à lactose, que é um açúcar presente no leite e em seus derivados, como queijos, iogurtes e manteigas. Entre os sintomas mais comuns apresentados pelas pessoas com esse tipo de problema estão náuseas, diarreia, excesso de gases e dor de estômago.

 

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!