Slide background
   

MP do salário mínimo garante aumento para os aposentados

Home / Notícias / Aposentados / Aposentadoria / MP do salário mínimo garante aumento para os aposentados

Reajustar o valor da aposentadoria pelo mesmo índice adotado para o salário mínimo. A proposta foi aprovada neste 1° semestre pela Câmara dos Deputados e pretende acabar com a desigualdade dos reajustes adotados pelo governo para os aposentados em relação aos aplicados ao salário mínimo.

O deputado federal Leonardo Quintã explicou que apesar do reajuste fiscal proposto pelo Governo Federal, os aposentados não podem continuar no ‘prejuízo. “Hoje, a perda salarial acumulada dos aposentados é da ordem de 15,40%”, afirmou.

Pelo texto, os benefícios passarão a ser corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) apurada nos dois anos anteriores ao do reajuste.

O salário mínimo é usado como referência para os benefícios assistenciais e previdenciários, como o abono salarial, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o governo, a cada R$ 1 de aumento do salário mínimo, os gastos previdenciários e assistenciais sobem R$ 293,6 milhões.

A proposta aprovada pelos deputados aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. (com informações da Agência Câmara)

 

 

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!