Slide background
   

Lei permite venda de queijos e embutidos no país, muda regra de quase 70 anos e beneficia produtores.

Home / pilulas / Lei permite venda de queijos e embutidos no país, muda regra de quase 70 anos e beneficia produtores.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que permite a comercialização entre Estados e municípios de produtos artesanais de origem animal, como queijos e embutidos. A matéria segue agora para aprovação no Senado.
De acordo com o texto, o produto artesanal como os queijos tradicionais mineiros que fazem sucesso em todo o país, como o Minas, Canastra e Serro; além de produtos embutidos como o salame e similares, será identificado em todo o território nacional com um selo único contendo a inscrição ART. A medida é comemorada pelos pequenos produtores, que há muito tempo lutavam para ser certificada a qualidade de seus produtos. Os queijos e embutidos produzidos em Minas Gerais, por exemplo, sempre foram uma iguaria para turistas de outros estados e até regionais, mas não podiam ser comercializados fora do seu município, a menos que fossem industrializados e fiscalizados por órgão estadual, perdendo muitas vezes as características de sua produção.
O deputado Leonardo Quintão avalia: “Sou mineiro, conheço bem a realidade das famílias do campo que possuem tradição na produção de alimentos. Com a nova lei, a realidade desses produtores e de suas famílias, que se sustentam através desse tipo de produção, irá mudar, pois fortalecerá a agricultura familiar expandindo seu comércio e valorizando seu produto. Temos que cultivar o que é nosso. Nosso produto e nossa tradição são patrimônios de nossa terra. ” Exalta.

Posts Recentes
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!