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INSS Digital reduz tempo de espera na análise de benefícios

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A partir deste mês, mais de 40 agências, incluindo as de Minas Gerais, irão implantar o INSS Digital. A primeira cidade contemplada será Poços de Caldas, que também gerencia as unidades de atendimento de Machado, Ouro Fino, Jacutinga, Andradas, Cambuí, Extrema, Guaxupé, Itajubá, Muzambinho, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí.

No total, até o final deste ano, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) irá transformar 300 agências para o modo digital, garantindo ao cidadão acesso mais rápido e seguro aos serviços.

O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.  Durante a fase de implantação, o projeto fez com que o tempo médio de permanência do trabalhador na agencia caísse de 120 para 30 minutos. O intervalo médio entre o segurado agendar e ser atendido passou de 42 dias para apenas um dia. Já o tempo de conclusão dos processos caiu de 81 para 13 dias.

“Isso é um ganho enorme para o beneficiário que jamais podem esperar tanto tempo para receber um benefício e também para os servidores que não terão com lidar com as pressões de um público insatisfeito. Estamos vivendo na era digital e precisamos acabar com esses processos físicos e burocráticos que penalizam os beneficiários”, explicou o deputado federal Leonardo Quintão.

O INSS Digital também irá abranger parcerias entre o Instituto e organizações representativas públicas e privadas, onde o cidadão poderá fazer o pedido do benefício diretamente nessas entidades, sem precisar ir a uma agência do INSS.

Os processos relativos a essas parcerias serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados. (com informações da Assessoria de Imprensa / SRII)

 

 

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