Slide background
   

INSS convoca mais de 31 mil beneficiários em Minas para revisão do auxílio-doença

Home / Notícias / Aposentados / Aposentadoria / Aposentadoria por Invalidez / INSS convoca mais de 31 mil beneficiários em Minas para revisão do auxílio-doença

Desde o primeiro semestre deste ano o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vem convocando os beneficiários do auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem passar por perícia médica.

Só em Minas Gerais foram mais de 31 mil pessoas convocadas, sendo que mais de 18.800 perícias já foram realizadas. Destas, 15.260 benefícios foram cancelados e outros mais de 4.300 convertidos em aposentadoria por invalidez.

“É preciso destacar que o direito das pessoas está sendo resguardado. Quem precisa de fato do benefício está conseguindo, porém, o que se nota é que grande parte dos beneficiários já não tinham mais necessidade do auxílio e ainda assim continuavam recebendo, uma vez que a perícia estava fora do prazo”, explicou o Superintendente do INSS em Minas Gerais, Paulo Cirino.  O superintendente ainda destacou que das perícias realizadas, quase 50% foram em segurados com idade superior a 45 anos e inferior a 60 anos.

Para que esse ‘pente fino’ pudesse acontecer, o Congresso aprovou uma MP que garantiu a execução dessas atividades. “Vem sendo feito um esforço muito grande por parte dos servidores que estão trabalhando em forma de mutirão para conseguir desempenhar esse trabalho. Essa revisão dos benefícios é muito importante para a Previdência e para a sociedade em geral que agora tem a certeza que estão recebendo o benefício quem de fato precisa”, afirmou o deputado federal Leonardo Quintão.

O objetivo do INSS agora é dar seguimento ao trabalho revisando também os benefícios da aposentadoria por invalidez e o salário-maternidade. Em seguida, será a revisão do LOAS – Benefício de Prestação Continuada garantido a pessoas com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho que comprovem não possuir meio de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!