Slide background
   

Fiscalizações de trânsito de rua terão testes para uso de drogas

Home / Notícias / Leonardo Quintão na Câmara / Fiscalizações de trânsito de rua terão testes para uso de drogas

Os testes para detecção do uso de drogas estarão agora presentes nas fiscalizações de trânsito. Em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes, o Denatran informou que, a exemplo do que ocorre com o bafômetro, os testes de uso de drogas, em breve, também serão realizados nas ruas.

Ainda de acordo com o Departamento de Trânsito, a análise dos produtos começou há poucas semanas e alguns detectam dezenas de drogas pela saliva. Entre as drogas verificadas pelo reagente, estão cocaína, maconha, opiáceos e derivados como heroína, morfina e codeína.

A expectativa é que no prazo de seis meses a avaliação do equipamento seja concluída nas câmaras temáticas no Contran, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, em seguida, esteja nas ruas. “A falta desses kits para detecção do uso de drogas faz com que a Polícia trabalhe apenas em cima da sua intuição, um risco para quem está no trânsito e para toda população em geral. A fiscalização com o bafômetro tem reduzido os acidentes e é isso que esperamos com esse novo kit”, explicou o deputado federal Leonardo Quintão.

Segundo dados da Associação Brasileira de Criminalística o percentual de acidentes com a incidência de drogas ilícitas tem aumentado e chegou a um percentual de 13% em 2013. Pesquisa realizada pelo Ministério Público com dados coletados de boletins de ocorrência, laudos de perícia e exames de corpo de delito, mostra que 12% das vítimas fatais de acidentes de trânsito usaram drogas ilícitas. Destas, 71% usaram cocaína ou crack. “Hoje, cada morte numa rodovia pode custar ao Estado cerca de R$200 mil, entre atendimento médico, hospitalar e emergência. Este valor pode financiar milhares de kit´s e é muito pequeno se pensarmos no valor da vida”, acrescentou o deputado.

Sancionada em março deste ano, o Brasil já possui uma lei, a 13.103, que prevê a realização de exame para análise do consumo de drogas, mas apenas para àqueles motoristas de caminhão, ônibus e veículos com dois reboques que forem tirar ou renovar as carteiras de habilitação.  (com informações da Agência Câmara)

 

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!