Slide background
   

Fique por dentro de algumas curiosidades sobre a Febre Amarela!

Home / Notícias / Leonardo Quintão na Câmara / Fique por dentro de algumas curiosidades sobre a Febre Amarela!

Os números de casos confirmados de febre amarela têm aumentado no Brasil, principalmente na região sudeste do país desde 2017.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou o estado de Minas Gerais como crítico, várias cidades incluindo a Capital, estão em alerta. Confira algumas dicas e esclarecimentos importantes para entender o surto da doença e também para se precaver.
O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada de um mosquito fêmea infectado. O mosquito transmissor pode ser o Aedes Aegypti (mesmo da dengue), Haemagogus e Sabethes.
Qual o motivo principal do surto de febre amarela no Brasil?
A causa do surto ainda é desconhecida, mas existem algumas hipóteses, como o deslocamento de pessoas com a doença para outras cidades; o aumento no número de mosquitos transmissores; a falta de vacinação nas regiões onde a doença foi registrada; e até o impacto do desastre de Mariana, em Minas Gerais, no ecossistema.
Os macacos transmitem a febre amarela?
Não. Em algumas cidades, macacos foram encontrados mortos e com sinais de agressão, veterinários suspeitam que tenham sido devido ao surto e a falta de informação sobre a febre amarela. Os macacos não causam a doença. Eles são apenas vítimas dos mosquitos transmissores, assim como os humanos.
Os macacos são os hospedeiros do vírus, mas apenas os mosquitos infectados são capazes de picar seres humanos e transmitir a febre amarela. Nas áreas urbanas, o próprio ser humano é o hospedeiro, e apenas o mosquito Aedes Aegypti transmite a doença.
Quais são os sintomas?
A doença se manifesta de três a seis dias depois da picada do mosquito no ser humano. Os principais sintomas são: calafrios, dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, fraqueza, tonturas, mal-estar, icterícia (pele e olhos ficam amarelos) e vômitos. Procure um médico ou a emergência local caso apresente qualquer um desses sintomas.
Como é feito o diagnóstico da febre amarela?
O exame pode ser clínico, epidemiológico e laboratorial. A doença é confirmada com a detecção de antígenos virais e do RNA viral.
Como é possível se prevenir?
A vacina é a melhor forma de prevenção.
Ela é gratuita e fica disponível nos postos de saúde durante todo o ano. Crianças a partir de nove meses já podem receber a medicação, que dura por dez anos. Evitar a propagação do Aedes Aegypti nas áreas urbanas e usar repelentes também são recomendações contra a febre amarela. Diabéticos, pessoas com doenças autoimune, gestantes e idosos deverão consultar o médico antes de tomar a vacina.
O que é a vacina fracionada?
O surto de febre amarela no Brasil aumentou e a procura pela vacina nos postos de saúde também. Como forma de garantir a vacinação para o maior número de pessoas, as autoridades sanitárias decidiram fracionar a dose. Em vez de aplicar a dose completa, com 0,5 ml e que vale por dez anos, estão sendo distribuídas vacinas com doses menores, de 0,1 ml, que protegem por oito anos.
A febre amarela tem cura?
Não existe ainda a cura da doença, apenas para tratar os sintomas. O próprio sistema imunológico elimina o vírus do organismo. Alguns remédios, como analgésicos e antitérmicos prescritos pelo médico, podem ser usados para aliviar a dor e febre. Pede-se também para o paciente ingerir muito líquido para evitar desidratação. Existe uma forte recomendação para que se evite aspirina e derivados, porque podem favorecer os sangramentos.
Qual a diferença entre febre amarela silvestre e febre amarela urbana?
A principal diferença são os mosquitos transmissores da doença. Nos centros urbanos, a transmissão é feita pelo Aedes Aegypti. Já nas áreas rurais, geralmente são os mosquitos Haemagogus.

Atenção: Se você está na região Sudeste do país ou irá viajar para alguma área de risco deve se vacinar. Procure o posto de saúde mais perto de sua casa. Não corra risco. Maiores informações acesse o site: goo.gl/36VRgq

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!