Slide background
   

FGTS será corrigido pelo mesmo índice da caderneta de poupança

Home / Notícias / Aposentados / Aposentadoria / FGTS será corrigido pelo mesmo índice da caderneta de poupança

Os deputados podem levar a plenário hoje o projeto de lei que muda o índice de correção do FGTS. A votação do PL teve urgência aprovada ontem e pode aumentar em até 100% os ganhos do trabalhador.

Isso porque com a alteração, a partir de janeiro de 2016, os depósitos dos trabalhadores feitos na conta do FGTS terão a mesma correção da poupança. Hoje, a correção é feita com base na taxa referencial (TR). “O dinheiro do FGTS, é um dinheiro do trabalhador. O governo apenas faz a gestão desse recurso. Desta forma, a aprovação deste projeto de correção do índice não estará tirando nenhum recurso da União”, explicou o deputado federal Leonardo Quintão.

O deputado ainda afirmou que a correção do FGTS poderá dobrar a remuneração em relação ao que vem sendo pago atualmente. Na justificativa do projeto, os autores argumentam que é necessário estabelecer um critério correto em que o trabalhador tenha, nos depósitos do FGTS, uma formação de poupança para a sua aposentadoria, além de uma reserva, no caso de perda de emprego.

 

Entenda mais

A correção atual é feita com base na taxa referencial (TR), em torno de 0,10% ao mês, mais juros de 3% ao ano. Pelo texto do projeto, os depósitos efetuados a partir de 1º de janeiro de 2016 serão corrigidos pela TR mais 0,5% ao mês, quando a taxa Selic for superior a 8,5% (atualmente essa taxa está em 13,75%). Quando os juros forem inferiores a 8,5%, a correção será da TR acrescida de 70% da taxa Selic. É o mesmo cálculo aplicado às cadernetas de poupança. (com informações da Agência Câmara)

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!