Slide background
   

Fechamento de bancos públicos em pequenos municípios gera debate na Câmara

Home / Notícias / Economia / Fechamento de bancos públicos em pequenos municípios gera debate na Câmara

No início deste ano o Banco do Brasil fechou mais de 400 agências em todo o país devido a um plano de reestruturação que ainda transformou outras quase 380 agências em postos de atendimento. Em agosto deste ano a Caixa também divulgou que mais de 120 unidades serão fechadas.

Diante desse cenário a Câmara dos Deputados realizou um debate. Representantes dos empregados questionou o descumprimento da função social dos bancos que são determinantes para as regiões onde atuam, como as políticas de financiamento rural e pagamento de benefícios sociais.  “É preciso ter agências em todos os lugares em que a população mais precisa. Os bancos privados precisam ter retorno financeiro e não têm o compromisso que o banco público deveria ter com o povo. A rentabilidade deles não é por meio do crédito estudantil, do crédito habitacional, do financiamento ao produtor rural da região e outros que só o banco público tem”, explicou o deputado federal Leonardo Quintão.

Em Minas foram fechadas 21 agências do BB e outras 36 transformadas em postos de atendimento. De acordo com os números apresentados no debate mais de 14 mil postos de trabalho também foram encerrados. Ações como essa têm gerado inúmeros prejuízos à população, em especial, as de cidades do interior.

É o caso de Barra Longa, em Minas Gerais, que teve a única agência do BB transformada em posto de atendimento. Na época, o deputado tentou intervir junto a Superintendência Estadual do Banco do Brasil, mas, o retorno foi negativo. “Isso gerou um transtorno imenso na cidade, pois muitos moradores precisam se deslocar a outros municípios para resolver situações cotidianas. Dessa forma, nada mais necessário que trazer essa discussão para Brasília, pois é a situação de centenas de cidades”, afirmou Quintão.

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!