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Duplicação BR-381, Belo Horizonte a Governardor Valadares

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Deputado Leonardo Quintão aponta falta de planejamento e cobra duplicação integral de Belo Horizonte a Governador Valadares: finalmente, começaram em maio deste ano as obras de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Dos 11 lotes em que o projeto foi dividido, nove já tiveram as concorrências encerradas e, em cinco, as obras da BR-381 já começaram. Um dos entraves para a conclusão dessas licitações é a retirada dos moradores da Vila da Luz. Ela fica espremida entre as pistas da BR-381, na saída de BH para Vitória, e no local vivem 1,5 mil famílias.

Em pouco tempo de trabalho já é possível perceber as mudanças na rodovia 381, como a construção de dois túneis próximos a Antônio Dias, no Vale do Aço. A previsão é que as obras dos túneis sejam concluídas em um ano e meio. O valor do contrato é de quase R$57 milhões.

Além da construção dos túneis, a movimentação de máquinas e caminhões em vários trechos entre Caeté e o trevo de Barão dos Cocais também é grande. A duplicação dos lotes já licitados envolverá mais de 1200 máquinas e equipamentos, 29 mil toneladas de aço e mais de 48 quilômetros de metros quadrados de terraplanagem. Em relação à mão de obra, está prevista a contratação de mais de 5.700 trabalhadores.

Segundo o deputado federal Leonardo Quintão, a duplicação da BR-381 é uma reivindicação histórica dos mineiros, porém, nas últimas décadas o trecho entre BH e Valadares não teve melhorias efetivas. “Diariamente pessoas morrem, e famílias são destruídas nesta estrada. E isso, por pura incompetência do Governo Federal”, criticou. “Há oito anos, nós, deputados mineiros, nos reunimos e colocamos recursos para essa duplicação. No entanto, esse dinheiro ficou parado por mais de quatro anos”, acrescentou Leonardo Quintão.

Duplicação da BR 381: trecho entre Belo Oriente – Governador Valadares

O deputado Leonardo Quintão afirmou que acompanhará de perto a evolução dessa obra, uma vez que o projeto não contempla a duplicação entre Belo Horizonte e Governador Valadares. No trecho de 72,8 quilômetros entre essas duas cidades estão previstas apenas melhorias, como a construção de uma terceira pista e a recuperação dos trechos danificados. “A duplicação integral dessa rodovia, contemplando Governador Valadares, estava prevista desde 2012. É necessário que seja feito um aditivo no projeto, pois esse trecho não pode passar apenas por melhorias. É preciso que seja duplicado”, afirmou Leonardo Quintão.

Duplicação da BR-040

Na BR-040, trecho que liga Brasília a Juiz de Fora, as obras também tiveram início. A empresa vencedora da licitação já iniciou reparos na pavimentação, na recuperação do sistema de drenagem e na sinalização, além da limpeza e conservação da faixa de domínio.

A empresa administrará os 936,8 quilômetros da BR-040 pelo prazo de 30 anos, e o contrato prevê que, até o segundo ano de concessão, as obras de 109 quilômetros sejam concluídas. O investimento será de quase R$8 bilhões.

A previsão é de que essa primeira fase da obra seja concluída até o final deste ano. Contudo, a expectativa é que a partir de outubro alguns serviços já sejam oferecidos aos usuários da rodovia, como a presença constante de inspetores, socorro mecânico, guinchos, atendimento médico de emergência, dentre outros.

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