Slide background
   

Diferença entre o trabalho do deputado federal e estadual

Home / Notícias / Diferença entre o trabalho do deputado federal e estadual

Conheça agora o que difere o trabalho dos deputados, deputado federal e deputado estadual:

O trabalho do Deputado Federal

Os deputados federais são os representantes nacionais populares e devem decidir sobre as matérias de competência legislativa da União, além de exercer a fiscalização dos atos do Poder Executivo, tudo dentro dos termos constitucionais.

O Congresso Nacional é a entidade brasileira responsável por exercer o Poder Legislativo (elabora as leis que regulam o Estado) na esfera federal. Como um dos Poderes do Estado, compete ao deputado federal exercer duas atividades principais: legislar e fiscalizar os demais poderes.

Além de elaborar leis, o deputado federal deve discutir e votar o Orçamento da União (quanto o país irá gastar na saúde, educação, infra-estrutura, saneamento, segurança pública, etc); Também discutir e votar projetos de lei de iniciativa do presidente da República e dos tribunais superiores; ainda, o deputado federal atende, pessoalmente, ou através dos seus assessores, os seus eleitores, sempre que possível, ouvindo pedidos e encaminhando-os aos órgãos governamentais ou apresentando-os em plenário;

Sendo assim, compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para elaboração de nova Constituição).

O trabalho do Deputado Estadual

Os deputados estaduais participam das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões. Além disso, atendem pessoalmente aos eleitores, intermediando e encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais ou apresentando em Plenário assuntos de interesse do segmento social ou da região que os elegeram.

Outra atribuição do deputado é a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado. Também é função do parlamentar apresentar projetos de lei, de decreto legislativo, de resolução, e proposta de emenda à Constituição Estadual e avaliar aqueles encaminhados por outros deputados, pelo governador, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos cidadãos.

O deputado emite pareceres nas diversas comissões técnicas, sobre os projetos e demais assuntos acerca dos quais o Poder Legislativo deve manifestar-se. Pode também propor a instituição de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Em quem votar para deputado Federal nas eleições de 2014?

Leonardo Quintão foi, em 2010, o parlamentar mais bem votado do PMDB de Minas. É o Deputado Federal mais votado em Belo Horizonte. Leonardo Quintão garantiu recursos para Prefeituras para a pavimentação de ruas e ações de saúde como, construção de Unidades Básicas de saúde e aquisição de veículos para o transporte de pacientes. Garantiu investimento da ordem de 15 milhões de reais, aplicado em melhorias de Hospitais Públicos que atendem todo o Estado, como o João XXIII, Hospital da Baleia, Hospital Evangélico e Hospital Felicio Roxo.

Fica portanto, bem claro, que o seu voto deve ser Leonardo Quintão – 1500

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!