Slide background
   

Demandas dos trabalhadores estão na pauta da Câmara

Home / Notícias / Emprego / Demandas dos trabalhadores estão na pauta da Câmara

Diversos projetos de interesse dos trabalhadores que estão em tramitação no Congresso serão debatidos numa comissão geral amanhã na Câmara. Só na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) há mais de 150 propostas relacionadas ao tema esperando análise.

A comissão geral vai discutir assuntos defendidos pelas sete principais centrais sindicais do País, como os apresentados na 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, que aconteceu no início de abril. Entre as propostas das centrais está a que torna permanente a atual política de valorização do salário mínimo, válida até 2015. Pela regra em vigor, o reajuste é definido pela inflação do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Outras pautas mais conhecidas também estão como prioridades no debate, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; o fim do fator previdenciário; o fim da contribuição de aposentados; a destinação de 10% do PIB para o ensino, como está previsto no Plano Nacional de Educação; e 10% do orçamento da União para a saúde, como defende o Movimento Saúde+10.  “Todas essas pautas são importantes e influenciam diretamente no dia a dia do trabalhador. Espero que haja consenso para votarmos com rapidez todos esses temas”, explicou o deputado federal Leonardo Quintão.

O trabalhador que quiser também poderá participar do debate enviando perguntas aos deputados ou fazer comentários pelo Disque Câmara (0800 619 619, ligação gratuita) ou pelo e-Democracia (edemocracia.camara.gov.br). Os resultados da comissão geral serão levados ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, pelos presidentes das centrais sindicais e das comissões temáticas da Câmara onde estão os principais projetos de interesse dos trabalhadores.

Posts Recentes
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!