Slide background
   

Cuidados e precauções da terceira idade no Inverno

Home / Notícias / Cuidados e precauções da terceira idade no Inverno

Crianças e idosos são quem mais sofrem com as baixas temperaturas do inverno. Nesta época, que termina em 21 de setembro, aumentam os números de problemas respiratórios, lesões e infartos. Entretanto, existem atitudes que podem facilitar a vida, especialmente dos mais velhos.

Entre os cuidados mais comuns estão manter-se agasalhados, usar roupas quentes e permanecer em ambientes bem aquecidos. Esses cuidados visam evitar a perda de calor e minimizar o risco de hipotermia. Lembrando que essas temperaturas baixas agravam a saúde do idoso, com aumento da pressão e das dores articulares. O ideal é higienizar as mãos, tomar as vacinas disponíveis de forma gratuita nas Unidades de saúde e evitar o contato com pessoas doentes.

A atividade física é sempre um aliado nessa época e tem muita importância na terceira idade. Os exercícios resistidos, que são aqueles que exigem força muscular, devem ser praticados com maior frequência. O idoso tem perda de massa muscular e de força. Essa fragilidade leva à queda, que sempre é delicada para quem tem mais de 60 anos. Ainda no sentido de prevenir a queda, os idosos devem trabalhar os exercícios de equilíbrio.

A Alimentação também é importante em qualquer faixa etária, mas no caso dos idosos é essencial caprichar na ingestão de proteínas, frutas e verduras. As orientações médicas citam que essa parcela da população é acostumada a ingerir carboidrato, como açúcares, pães e massas, causando deficiência em relação a outros nutrientes. Este hábito pode levar a baixa imunidade.

Posts Recentes
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!