Slide background
   

Confira 10 dicas para pegar a estrada com segurança no feriado.

Home / Notícias / Infraestrutura / Confira 10 dicas para pegar a estrada com segurança no feriado.

Decidiu fazer uma viagem com os amigos no carnaval? Vai aproveitar o feriado para ir visitar seus parentes? Quer descansar? Então, confira as dicas que selecionamos para você antes de pegar a estrada e boa viagem!

• Check list
Antes de sair nesse feriado faça uma lista geral. Certifique-se se está com a habilitação e dos documentos em dia. Verifique o óleo, água, calibragem, uma impermeabilização de para-brisa, etc.
Algumas seguradoras oferecem gratuitamente esse serviço, mas você pode optar por fazer em casa, com impermeabilizantes vendidos nos supermercados ou em lojas de autopeças.
Aplique também nos retrovisores externos e nos vidros laterais dianteiros. Na estrada, a visão periférica é essencial para fazer uma viagem com segurança.
• Faça o alinhamento
Não deixe para fazer alinhamento e balanceamento na véspera de sua saída: se após o serviço, o volante trepidar ou o carro puxar para um dos lados, você precisará de tempo para retornar à oficina e fazer os reparos necessários.
• Roteirize sua viagem
Com planejamento, você consegue tirar melhor proveito da autonomia do seu carro e ainda pode economizar dinheiro com isso. Verifique os postos de combustível mais em conta através de aplicativos celulares. Verifique os valores e o horário de funcionamento dos quais pretende passar. (Alguns aplicativos fornecem esses dados)
• Uma ajuda a mais
Se o seu carro não tem navegador GPS, use o do celular. Certifique se está levando também a fonte de energia para não correr o risco de ficar sem bateria do telefone, e consequentemente sem sinal.
Envie sua rota para o navegador antes mesmo de começar a viagem, veja as rotas alternativas para informações no caso de bloqueio ou acidente no seu trajeto. O GPS serve como um copiloto, que, auxilia o motorista, deixe em modo de escuta para não desviar a atenção durante o percurso.
• Sem parar
Se o objetivo é economizar tempo e o seu carro tiver autonomia para chegar ao destino sem reabastecer, tags de pagamento automático de pedágio valem o investimento.
Em período de férias ou feriados prolongados, as vias de acesso aos pedágios costumam lotar e, além do tempo perdido, o consumo de combustível no anda e pára nas filas das cabines são intensos. Para quem interessar acesse o link: goo.gl/t7QGdi
• Pense antes de agir
Analise: em geral, a condução em rodovias permite pouca utilização dos freios. É importante respeitar a distância entre um veículo e outro, assim terá condição para antecipar manobras.
O motorista do carro da frente pisou no freio? Basta você parar de acelerar. Viu um pedágio ou um quebra-molas lá na frente? Tire o pé do acelerador antes, de modo a chegar no ponto observado em uma velocidade adequada.
Se for acelerar, vale a regra da suavidade: acelere gradativamente até atingir a velocidade limitada e constante. E se o seu carro tiver piloto automático, use.
• Mantenha a umidade
Viagens longas sob sol quente com ar-condicionado ligado o tempo todo são uma combinação perfeita para o ambiente da cabine ficar com o ar extremamente ressecado. Mantenha toalhas úmidas na cabine. Você vai se espantar com a velocidade que elas secam.
Outra dica importante é ter cuidado com o uso da recirculação de ar: se acionada por longos períodos, pode reduzir a quantidade de oxigênio na cabine e causar sonolência. Alterne a opção durante o percurso.
• Na faixa
Certifique que seus faróis estejam regulados. Muitos motoristas infelizmente “jogam” o farol alto na estrada à noite e esquecem de desligá-lo ao cruzar com outro veículo, isso é extremamente perigoso.
Falando em faróis, não se esqueça: Agora é lei o seu uso; eles devem ser mantidos durante todo o dia.
• Libere a pista esquerda
Nunca é demais lembrar: a faixa da esquerda é de ultrapassagem. Deixe-a livre sempre que possível. Ainda que você esteja trafegando no limite de velocidade da rodovia, ceda passagem a quem estiver em velocidade maior que a sua.
• Alerta máximo ao dirigir na estrada em dias de chuva
Dirigir na estrada em dias de chuva é um risco, por isso, o ideal é evitar. Mas caso não seja possível, antes de sair verifique os para-brisas, o ideal é trocá-lo de 3 em 3 meses. É importante também, diminuir a velocidade e manter uma distância de, no mínimo, cinco carros entre você e o da frente. Além disso, desvie de locais com grande acúmulo de água, evitando aquaplanagem.

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!