Slide background
   

Comunidade de Carangola apresentará seu café orgânico aos turistas da Copa

Home / Notícias / Economia / Agricultura / Comunidade de Carangola apresentará seu café orgânico aos turistas da Copa

A maior comunidade rural Carangola/MG, conhecida por Conceição, foi selecionada para participar do programa ‘Brasil Orgânico Sustentável’ que acontecerá durante a Copa do Mundo.  O programa, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Unesco, tem por objetivo promover os produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar brasileira durante o evento esportivo que acontecerá em junho.  A exposição e comercialização dos produtos será feita em 10 das 12 cidades que receberão a Copa.

Toda a gestão para que a comunidade, atualmente com mais de 2.500 agricultores familiares, participasse do processo de seleção foi feita pelo deputado federal Leonardo Quintão.  Os agricultores apresentarão aos turistas o café Fruto Fino produzido na própria comunidade. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro e o stand com o produto será montado na praia de Copacabana, nos dias 13 a 23 de junho. Todos os custos que envolvem translado, hospedagem e alimentação também serão pagos pela campanha Brasil Orgânico e Sustentável.

A associação dos cafeicultores de Conceição foi criada em 1980 e, em 2008 iniciou, junto com a Emater e com a certificadora da Suiça, Imo Control, o programa de certificação do café. Hoje, são 18 cafeicultores certificados e que obedecem as diretrizes de padrões internacionais, sem uso de agrotóxicos.  Essa representatividade de agricultura familiar levou o café Fruto Fino a receber o selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrícola.

 

 

Posts Recentes
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!