Slide background
   

Cbloc: Novo programa do Serviço de Segurança, aumenta as chances de encontrar aparelhos furtados ou roubados.

Home / Sem categoria / Cbloc: Novo programa do Serviço de Segurança, aumenta as chances de encontrar aparelhos furtados ou roubados.

Aparelhos de celulares furtados ou roubados agora poderão ser bloqueados pelos usuários apenas com o número da linha em Minas Gerais. Esta ferramenta é oferecida pelo Serviço de Segurança Pública onde une a tecnologia e gestão de pessoas, para garantir um serviço menos burocrático para o cidadão e, ao mesmo tempo, inibir a prática de roubo de celulares a partir da perda de valor de mercado de um dos principais objetos hoje utilizados como moeda no mundo do crime.
A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc) vai operar um sistema online, no qual o cidadão vai solicitar o bloqueio do seu aparelho celular com menos burocracia, fornecendo apenas o número do aparelho telefônico e dados pessoais. Recebendo essa solicitação, os profissionais da Secretaria de Segurança providenciarão a inutilização do aparelho junto à Anatel, em até 24 horas.
Atualmente, quando o cidadão quer bloquear seu aparelho, ele precisa ter o número do IMEI do telefone, que é a identidade do aparelho móvel – o que dificilmente se tem guardado. De posse desse dado, ele precisa fazer um contato direto com a Anatel ou operadora para solicitar o bloqueio. Com o novo serviço, vítimas de furto ou roubo conseguirão garantir o bloqueio do seu aparelho de forma mais ágil, online e utilizando apenas o número da linha.
Mais segurança para você

Com o aparelho já bloqueado, o cidadão não apenas tem a garantia de que, quem cometeu o crime contra ele não vai utilizar o celular acessando informações pessoais, mas também irá contribuir com a segurança pública. Inutilizados, os aparelhos perdem valor de mercado e ficam menos atrativos para criminosos.

Atualmente, em 56,6% do total de roubos que aconteceram no Estado, há pelo menos um aparelho de celular entre os itens levados.

Para potencializar o efeito da inutilização do aparelho com resultados para a segurança pública, a CBLOC fará, pelo meio online, o bloqueio de equipamentos cujo registro da ocorrência tenha acontecido até 48 horas antes.

Qualquer cidadão, entretanto, pode pedir pelo bloqueio do aparelho mesmo passadas as 48 horas do registro da ocorrência. Para isso, basta comparecer a uma unidade da polícia militar ou civil e fazer a solicitação.

Vale ressaltar, ainda, que apenas o aparelho celular é bloqueado por meio da Cbloc. Ele não perderá o número da linha ou qualquer benefício junto a operadora. O bloqueio da linha, inclusive, por não se tratar de procedimento de segurança pública, deve seguir o trâmite hoje utilizado pelo dono do celular que foi roubado/furtado: deve-se fazer contato junto a cada operadora.
Desbloqueio de celulares

No caso de recuperação dos aparelhos roubados/furtados por autoridades policiais, será realizado o contato com o proprietário que deverá se dirigir à unidade policial solicitada para retirar o aparelho. A autoridade será a responsável, por meio de sistema próprio, pela realização do pedido de desbloqueio do aparelho via Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!