Slide background
   

Câmara busca soluções para ‘salvar’ as Santas Casas de todo o país

Home / Notícias / Saúde / Câmara busca soluções para ‘salvar’ as Santas Casas de todo o país

A difícil situação financeira das Santas Casas existentes no Brasil tem sido discutida frequentemente na Câmara dos Deputados. Essa semana a Comissão de Seguridade Social e Família discutiu o Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades sem Fins Lucrativos que Atuam na Área da Saúde (Prosus) que tem como finalidade permitir a negociação das dívidas tributárias e previdenciárias das Santas Casas e demais entidades filantrópicas.

Instituições filantrópicas e sem fins lucrativos, as Santas Casas de todo o país acumulam hoje uma dívida que chega a R$15 bilhões de reais e isso vem refletindo no seu funcionamento. As principais razões apontadas para essa crise são a defasagem da tabela SUS e a falta de investimento dos governos estaduais em novos hospitais e unidades de saúde.

Em Belo Horizonte, a realidade da Santa Casa BH não é diferente. Com atendimento 100% pelo SUS, a instituição que atende mais de 3 mil pacientes por mês, também tem passado por dificuldades. Em visita a Santa Casa de BH, o deputado federal Leonardo Quintão pôde ver os 15 novos leitos de CTI que estão prontos para serem usados, mas que não podem ser inaugurados devido à falta de recursos para o custeio.

Além de se comprometer com os provedores a buscar junto ao Estado recursos para abertura desses novos leitos, o deputado Leonardo Quintão também irá destinar o valor de R$1,5 milhão para a compra de novas camas dos pacientes e cadeiras usadas pelos acompanhantes. “Sabemos que muitas vezes o valor repassado pelo SUS não paga nem mesmo o procedimento realizado. Daí a nossa obrigação, como parlamentar, de ajudar essas instituições. E assim como já tenho feito com os hospitais da Baleia, Evangélico, Júlia Kubistcheck, dentre outros, me comprometi também com a Santa Casa de BH, que abriu mão dos atendimentos via plano de saúde para atender integralmente pelo SUS”. A Santa Casa de BH conta com 1.185 leitos e taxa de ocupação de 99%.

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!