Slide background
   

Audiência discute demandas da educação superior pública e privada

Home / Notícias / Educação / Audiência discute demandas da educação superior pública e privada

As principais demandas da educação superior foi pauta de uma audiência entre o ministro da Educação, Mendonça Filho, representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e o deputado federal Leonardo Quintão. O conselho reúne dirigentes de instituições de educação superior públicas e particulares de todo o país.

Questões como a ampliação de programas de formação de professores, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e a internacionalização das universidades, nos moldes do Ciência Sem Fronteiras, também foram discutidas.

Outro ponto bastante debatido durante o encontro foi o peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na avaliação dos cursos de graduação. O presidente do CRUB e reitor da Universidade Mackenzie, Benedito Guimarães Neto, disse que a não obrigatoriedade de os alunos participarem do exame compromete a análise sobre as instituições.

Para o deputado federal Leonardo Quintão, o ministro da Educação se mostrou sensível ao atendimento das demandas dos reitores e disse que as observações do Conselho indicam caminhos de aprimoramento. “Importante que o ministro esteja aberto para ouvir as sugestões do setor e que as soluções apresentadas possam ser levadas para discussão junto às equipes responsáveis pelo sistema. Essa atitude resultará na oferta de uma educação superior com mais qualidade.”

A autonomia da gestão das universidades, assim como a estrutura dos programas de acesso e permanência as universidades públicas e privadas, tais como ProUni e FIES também foram assuntos de destaque na audiência. (com informações da Assessoria de Imprensa / MEC)

 

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!