Slide background
   

Agência do INSS de Contagem promove Programa de Educação Previdenciária com entidades públicas e privadas

Home / Notícias / Leonardo Quintão na Câmara / Agência do INSS de Contagem promove Programa de Educação Previdenciária com entidades públicas e privadas

A agência do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) tem se destacado na execução do Programa de Educação Previdenciária (PEP). O programa, de âmbito nacional, tem o objetivo de levar aos trabalhadores informações sobre a legislação previdenciária, direitos e deveres.

Entre as ações estão à realização de palestras em parcerias com entidades públicas e privadas, atendimento individual ao cidadão em feiras, exposições e mutirões de cidadania, além de um curso específico de formação sobre a Previdência para quem se interessar em ser um disseminador externo.

No Núcleo de Educação Previdenciária da Gerência do INSS de Contagem mais de 2.700 pessoas atuam como parceiras do projeto, envolvendo todo tipo de entidades como o Hospital Odilon Behrens, Faculdade de Ciências Médicas, Centros de Referências em Assistência Social (CRAS), Ceasa e outras.

Além disso, são 11 redes formadas com prefeituras como a de Pompéu, Matozinhos, Mário Campos, Bonfim, Esmeralda, Sarzedo, Ibirité e Ribeirão das Neves. “Há 17 anos coordeno esse trabalho na Gerência de Contagem. É um trabalho de formiguinha, vamos até às empresas e atuamos como multiplicadores dos benefícios da previdência social. Além disso, nos reunimos uma vez por mês com as pessoas representantes dos parceiros para discutirmos os estudos de caso mais incomuns”, explicou o coordenador do PEP e Técnico do Seguro Social, Antônio Cláudio da Silva.

Orgulhoso do trabalho que desenvolve, mesmo com todos os problemas enfrentados pelo INSS, como a falta de servidores e limitações estruturais, Antônio ainda contou que neste tempo, além de ter contribuído para que milhares de pessoas recebessem essas informações a respeito dos seus direitos e deveres previdenciários, ainda conseguiu motivar pessoas a seguir carreira na instituição.

“Tenho hoje trabalhando comigo cinco pessoas que participaram desse programa, se interessaram pela legislação previdenciária, estudaram, prestaram concurso e hoje são servidores do INSS e também atuam na disseminação do PEP. Vou carregar isso no coração”.

Para o deputado federal Leonardo Quintão, a agência do INSS em Contagem é referência na execução do programa. “É sabido todos os problemas que os servidores do INSS têm enfrentado para conseguir cumprir suas atividades profissionais, e isso varia desde a falta de servidores até o cumprimento de metas, mas, exemplos como esse de esforço e dedicação, mostram que o amor pela profissão, e a vontade de contribuir para a melhoria de vida da população e do segurado em si, vale a pena”.

As entidades que se interessarem firmar parceria e levar o conhecimento previdenciário aos seus funcionários, basta entrar em contato com a agência do INSS em Contagem ou ligar no telefone (31) 3329-3282 e falar no setor Programa de Educação Previdenciária.

Posts Recomendados
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!