Slide background
   

Adesivo para Alzheimer passa a ser distribuído pelo SUS

Home / pilulas / Adesivo para Alzheimer passa a ser distribuído pelo SUS

O Mal de Alzheimer é uma doença ainda sem cura que atinge principalmente as pessoas idosas e é conhecida por provocar esquecimentos.

Apesar de não existir ainda cura para esta doença, os pacientes podem e devem receber tratamento para retardar seu avanço e aliviar os sintomas, melhorando sua qualidade de vida e também o convívio com seus familiares.

De agora em diante o Sus oferecerá o adesivo com a droga rivastigma, um dos tratamentos no combate ao Alzheimer. O medicamento já estava disponível em cápsulas e solução oral, mas o patch, como é chamado o adesivo, oferece vantagens como o menor impacto no sistema gastrointestinal e dessa maneira, menos efeitos colaterais indesejados.

Como age?

A droga rivastigmina é um inibidor do chamado acetilcolina, um neurotransmissor relacionado à memória. Além da melhora da cognição, há também ação sobre os sintomas funcionais e comportamentais da doença.

O adesivo evita a digestão do medicamento o que, quase sempre gera sensação de desconforto, como náuseas e vômitos, ao paciente. Ele é absorvido diretamente na corrente sanguínea, evitando esse tipo de efeito adverso.

Quem poderá receber o adesivo?

É recomendado para pacientes com Alzheimer leve e moderadamente grave, que tenham recomendação e prescrição médica para usar a rivastigma.

Posts Recentes
Fale Conosco

Dúvidas ou informações? Envie uma mensagem aqui e responderemos o mais breve!